#ESPORTS
UMA NOVA ERA NOS ESPORTS
A entrada de grandes clubes no mundo dos esportes eletrônicos
Por: Igor Dantas da Silva
Fotos: Arquivo Pessoal / Envato
Demorou, mas finalmente os grandes clubes de futebol estão olhando com mais carinho para os esportes eletrônicos, e isso se deve a dois grandes nomes: Flamengo e Corinthians.
Os dois clubes são os maiores do país em termos de torcida, e sua presença, ou melhor ainda, seu sucesso nos eSports estão servindo de inspiração para os demais. Assim, estamos vendo uma entrada em massa de grandes clubes ultimamente, como é o caso de Goiás, Vasco da Gama e, mais recentemente, o Sport Recife.

O Vasco da Gama anunciou que seu primeiro passo nos eSports será pelo Free Fire. Além dele, o Flamengo também está em busca de um elenco para representá-lo na modalidade, expandindo pela primeira vez além do League of Legends. Mas, é claro que isso não se deve apenas ao Corinthians.
Free Fire é hoje o esporte eletrônico mais jogado do Brasil, e por uma boa margem. Muito graças ao brilhantismo da Garena, desenvolvedora do game, em promovê-lo e, principalmente, em programá-lo. Há um meme na comunidade gamer que diz que “Free Fire roda até em calculadora”. Isso porque o jogo é tão leve que praticamente qualquer smartphone com acesso à internet consegue rodá-lo. Em um país como o nosso, onde os recursos são escassos, isso faz uma enorme diferença. Portanto, não é errado afirmar que a Garena democratizou os eSports, e o clubes veem isso com bons olhos.
Hoje, há muitos na cena eletrônica. Santos, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, Vasco, são apenas alguns exemplos. A entrada deles vem sendo fundamental para que os eSports se tornem entretenimento de massa, assim como é o futebol. O reflexo disso, inclusive, já está sendo sentido na própria comunidade.
A primeira semana do segundo split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) bateu recordes de audiências e, por um breve período de tempo, foi a transmissão mais assistida na história da Twitch brasileira. Além disso, se comparada com a primeira semana da liga norte-americana de LoL, a audiência brasileira foi maior. Sim, maior que nos Estados Unidos, um dos berços dos eSports.
Curiosamente, essa está sendo a primeira vez o CBLoL tem dois grandes clubes disputando o campeonato, e com chances de título. Além do sempre favorito Flamengo, o Santos também subiu para a elite este ano e está em busca da conquista inédita.

Agora imagine se, além deles, estivessem Vasco, Cruzeiro, Sport, entre outros na briga pelo campeonato. Isso muito em breve acontecerá no Free Fire, e quando acontecer, pode anotar: o YouTube ficará pequeno para tantos torcedores.